domingo, 11 de novembro de 2012

ABAIXO O XAMPU

 

Engraçado que, desde criança, a pior hora do banho era a hora do xampu. Sabonete ok, lavar atrás da orelha, ok, desentupir o umbiguinho, ok. Aí vinha o xampu. Choradeira, espuma nos óio, tentativas de fuga pelo basculante... (nunca escrevi essa palavra na vida).

 

Aí vinha a hora do condicionador, momento libertador para meus oprimidos fios ariscos. A maciez, a água escorrendo ombros abaixo, e, por alguns momentos, até que os fios secassem, eu sacudia a cabeça tal qual Ariel, the little mermaid, balançando as madeixas e cantarolando Gabriela..

 

Mas a raiva do xampu tava lá, guardada no peito. E tinham aqueles que eram tão brabos, que nem o condicionador consertava. Tipo os de estrago profundo limpeza profunda. Só com muita hidratação, e olhe lá. 

 

Daí, adulta já, com o cabelo natural, eventualmente queria molhar o cabelo para melhorar a definição, em algum day after complicado. Molhava e aplicava o leave in, entre uma lavagem normal e outra. Algumas vezes, com o leave in no fim, ou dependendo do estado do picumã, só lavava com condicionador

 

Mal sabia eu que estava praticando uma técnica, até hoje ainda pouco conhecida, chamada NO/LOW POO (fogos de artifício!). 

 

Tem gente que chama isso de filosofia, o que acho certo exagero. Porque, mesmo que tenha uma pegada vegan,  não tem toda essa necessidade naturalista, e dá pra fazer numa boa, usando produtos industrializados. 

 

Basicamente, o No Poo consiste em não usar xampu. Nunca jamais, em tempo algum? Não é bem assim. Você pode usar limpadores, desde que sem sulfato. Isso é o No Poo. Se você quiser usar xampu (ainda sem sulfatos, ou com sulfatos leves), mas diminuindo o seu uso (uma vez por semana, uma vez a cada 15 dias, ou até 1 vez por mês), aí já entra na categoria Low Poo

 

E depois, vc vira o mendigo do Pânico.

 

Não, brincadeira.  

 

Você continua lavando o cabelo, belíssimamente. Inclusive, aumentando a frequência de lavagens, dia sim, dia não. Ou de dois em dois dias. De acordo com a necessidade de cada um. Nessas lavagens, você usa diferentes tipos de higienizadores. O mais comum é o condicionador, mas algum que seja mais leve, pois o próprio condicionador tem agentes limpantes. 

 

Outra idéia é misturar meio limão à quantidade usual de condicionador que vc usa. Ou então vinagre. Não vou dar receita nem aconselhar nenhum dos dois, primeiro pq tenho medo de limão (vide Anne, que sabe que o limão é forte), e se a pessoa deixar algum resíduo e for pro sol, vai ser queimadura de 5o. grau. E vinagre, pelo amor de Deus. Tenho pavor de vinagre, horror. Algumas pessoas que têm cabelo oleoso, amam vinagre, pq deixa um brilho e maciez ótimos. Ficarei sem saber. Tentei usar essa mistua do vinagre, senti o cheiro e gorfei. Period.

Uso alguns xampus sem sulfato, mas também o sabonete de lanolina da Granado (importante verificar o rótulo). Outra fórmula que, apesar das desconfianças, deixa meu cabelo belíssimo e macio, é misturar água morna e bicarbonato. Muitos falam que resseca, mas, comigo, sempre ficou tudo ok. Essa limpeza, que é profunda, é pra fazer uma vez ao mês, pois retira restos de produtos acumulados, além da caraca. Tem gente que usa borrifador, faz malabarismos, mede tudo, mas eu durmo. Então, vou meio que no olho, algo em torno de 2 colheres de sopa de bicarbonato para 1 litro de água morna. Em geral, uso 2 litros, pois tenho muito, muito, muito ah, meu deus, muito cabelo. 

 

Viro a cabeça, no box mesmo, e vou despejando a água, tomando cuidado para não cair nos olhos. Balde, pote de Claybom ou sorvete, jarra de plástico de suco de 1,99 tudo servem bem. Com o borrifador, você aplica a mistura com o cabelo seco, pra depois lavar. Também vale.

 

Depois é hidratação, no box mesmo, com alguma máscara de 2, 3, 5 minutos. E depois condicionador, pra fechar as cutículas do fio.

 

Obviamente que assim tá muito fácil. Não é só isso, né? Os cremes, máscaras, leave ins, umidificadores e condicionadores têm que ser sem silicones insolúveis e óleos minerais. Pois essas substâncias grudam no fio, e só um limpador com sulfato pra tirar. E sulfato, todo mundo sabe (oi?), que é a mesma coisa que tem no detergente. Mas ninguém lava o cabelo com detergente, pq deve ressecar, né? Mas cada um com seu xampuzinho, sem abrir mão, né? Ok. 

 

Bem, então fica essa outra dica. Acabou seu xampu preferido pró-ressecamento, pega o ODD na pia. 

 

Já faço No Poo há uns 3 anos, sem arrependimentos. O cabelo ficou mais definido, mais fácil de lidar, e sobrou mais dinheiro para gastar com esmalte, pois, em geral, consumo menos produtos, e, muitos deles, são baratos. Existem comunidades no Orkut e Facebook sobre o assunto, fóruns na Internet e listas de discussão. Depois faço um post com esses dados aqui para quem quiser se aprofundar.   


Em suma, estou falando muito superficialmente, para o post não ficar muito grande. O No Poo já está bastante difundido na blogosfera, mas ainda tem muita gente da vida real que não conhece, e que pode curtir. Quem quiser, pode fazer, mas recomendo cuidado para quem tem o cabelo oleoso. Essa técnica foi desenvolvida mais para cabelos secos, cacheados, afros em geral. Mas acho válido para todos. Muita gente que tem caspa, parou de usar sulfato e o problema sumiu. Então, why not?

(continua...) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente, conta tudo!